Relaxamento Profundo: Técnicas

Estar vivo e viver no mundo ocidental é forma de vida mais exaustiva que se pode imaginar.

Relaxamento Profundo

Nossa sociedade está totalmente voltada para o exito e pra a competição e o desejo de vencer em todas as situações já passou a fazer parte do dia dia-a-dia mesmo que à nossa revelia.

Assim, a capacidade de relaxar é algo essencial para a sobrevivência  física e mental.

O relaxamento elimina a fadiga, as dores musculares e torna mais suportáveis certos incômodos (como as cólicas menstruais), alem de ajudar a enfrentar os defeitos da ansiedade e da tensão e a insonia.

O relaxamento pode ser obtido por técnica variadas,entre as quais uma boa respiração, a concentração e a meditação, alguns exercícios de ginastica  ( que diminuem a tensão muscular ) e a metodologia biofeedback  ( veja box a seguir ).

Relaxamento simples

Uma da formas mais fáceis é deitar um sofá ou uma cama bem confortáveis, com travesseiro macio e um cobertor. Diminuir bastante a luz, fechar os olhos e repetir varias vezes a palavra “relaxe” . Em seguida, deve – se concentrar nas varias partes do corpo, começando pelos dedos dos pés e os pés e ir subindo lentamente pelo corpo até chegar à face e à fronte, procurando relaxar cada uma delas, deixando – as soltas e sem  peso. Durante o processo, o ritmo respiratório deve diminuir até a metade da velocidade normal, com a inspiração e a expiração sendo executadas profundamente. Ao fim de dez minutos, a pessoa se sente clama e refeita.

A respiração profunda

Um passo essencial para o relaxamento é manter uma respiração correta. Para isto, seu abdome deve expandir-se antes do tórax (ao contrario do que faz a maioria das pessoas, que usam aparte superior do tórax pra inspirar, ao invés do abdome). Teste o seu jeito deitando no chão com os joelhos flexionados, uma mão sobre o abdome e outra sobre o peito: ao respirar, você devera sentir mais movimento no abdome que no tórax. Em caso contrario, pratique a respiração até obter esse resultado.  A expiração (quando você solta o ar) deve ser feita devagar, como se estivesse suspirando levemente; a inspiração seguinte de acontecer depois de uma ligeira pausa, e também de maneira suave e natural.

Concentração e meditação

Só é possível relaxar totalmente se ficarmos livres de nossos pensamentos. É difícil consegui-lo por mito tempo (custaria muito esforço e tensão mental), mas é possível fazer com que venham e desapareçam com reações mínimas.

Um método fácil é concentrar pensamentos , sentimentos e impulsos em um ponto alguns centímetros abaixo do umbigo (o centro do corpo). Você recuperá seu equilíbrio e controle de forma bastante rápida.

Para a meditação, você precisa de um local onde possa ficar sozinha, sem que ninguém a perturbe, durante pelo menos dez minutos. Duas vezes ao dia, sente-se comodamente em uma poltrona ou deite-se no chão sobre algo bem maio; feche os olhos; respire profundamente e, então, direcione sua mente para uma atividade única; a repetição de uma palavra ou frase; o exame de um objeto; ou conte suas inspirações e expirações. Seus pensamentos surgirão em sua mente, mas você deve continuar sua concentração e deixa-los atravessar sua mente sem aceitar a tentação de refletir sobre eles. É uma prática que deve ser repetida com frequência e regularidade para dar resultados positivos. Mas, ao controlar seus pensamentos, você estará melhorando sua qualidade de vida.

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