Fadiga na Menopausa: Exercícios e dieta saudável é a solução

Além de muitos outros sintomas como mau humor e ondas de calor, é comum que as mulheres experimentam fadiga durante a menopausa.

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Este é um sintoma que pode ser administrado de um certo número de maneiras. Muitas mulheres se voltam para a terapia de reposição hormonal para controlar os sintomas da fadiga na menopausa e outros. Pode-se também tentar remédios naturais, incluindo exercícios, dieta saudável e alguns suplementos de ervas.

Para as mulheres que estão experimentando a fadiga durante a menopausa, o primeiro passo é consultar um médico para ter certeza de que a fadiga é um sintoma da menopausa e não o sintoma de um problema maior, mais grave. A fadiga pode ser um indicador de um problema de  doença cardiovascular, dos rins ou do fígado, diabetes ou da tiróide. Uma vez que todas as outras possíveis causas de fadiga foram descartadas, ela pode ser tratada como um sintoma de menopausa.

Algumas mulheres optam por usar a terapia de reposição hormonal, a fim de lidar com a fadiga durante a menopausa. Outras tentam ter uma abordagem mais natural aumentando o seu nível de exercício e usando planta chamada ginseng, a fim de combater a fadiga e aumentar a sua energia. Antes de tomar qualquer decisão sobre como lidar com a fadiga durante a menopausa, é importante certificar de que os métodos são aprovados por um médico. Algumas mulheres acham que a terapia de reposição hormonal é eficaz, mas é mais útil quando é combinada com exercício físico regular.

O tipo de exercício que é mais comum prescritos para a fadiga durante a menopausa é a caminhada. Andando por apenas 20 a 30 minutos por dia tem sido comprovada para ajudar a melhorar os níveis de energia da maioria das pessoas e pode certamente trabalhar para as mulheres na menopausa também. Outros exercícios que podem ajudar a aumentar o seu nível de energia é natação, yoga e bicicleta.

Duas outras boas maneiras de lidar com a fadiga durante a menopausa são de manter uma dieta saudável e evitar sobrecarga do dia-a-dia. Comer uma dieta saudável, que é cheio de frutas e vegetais frescos, cereais integrais e carnes magras pode impulsionar a energia. Também é importante evitar o fumo e o limite de álcool e cafeína. No entanto, certificando de que um cronograma não está completamente sobrecarregado também é muito importante para combater a fadiga durante a menopausa. Muitas mulheres acham que isso não é possível manter o ritmo de vida que mantinham antes da menopausa.

1 Comentário


  1. Sou uma pessoa muito anciosa,mesmo sendo estudante de Psicologia.Me encontro na menopausa,tenho hipotiroidismo e icc.Tenho 42 anos de idade,tenho um filho de 13 anos que nasceu saindo do 4 para o 5 mês de gestação.È um filho maravilhoso,especial.Ele é muito ancioso também,faz uso de sertralina 30mg. Estou sentindo que estou com um grau de ansiedade muito intenso,estou sofrendo muito.Sei que tais sintomas estão correlacionados com os meus sofrimentos e também com minhas patologias.A obesidade é uma delas também, infelismente.Qual especialista devo procurar?Abraços!Meire

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