Como manter ossos fortes

Para as mulheres que se aproximam dos 50 anos, surge uma preocupação comum: a temida osteoporose, um problema que compromete os ossos, deixando-os mais frágeis, o que pode provocar fraturas com muito mais facilidade.

manter ossos fortes

Como 80% dos pacientes com osteoporose são do sexo feminino, é natural que surja essa preocupação, principalmente após a menopausa, quando ocorre uma queda abrupta de hormônios, e com a proximidade da velhice, que colabora com o enfraquecimento dos ossos.

Para evitar esses problemas após os 50 anos, as mulheres devem adotar hábitos saudáveis, para que possam fortalecer os ossos. Uma das principais medidas para manter os ossos fortes é ter cuidado com a alimentação, adotando uma dieta rica em cálcio.

Nutriente essencial para a formação e fortalecimento dos ossos, as fontes mais ricas em cálcio são o leite e seus derivados. Outros alimentos como feijão branco, peixes e brócolis também possuem muito cálcio. Para potencializar a absorção do cálcio, consuma alimentos variados, em especial frutas, legumes e verduras, que contenham vitamina D, bem como suplementos alimentares indicados por médicos nutrólogos ou nutricionistas.

Para deixar os ossos ainda mais fortes

O ideal é adotar a prática de qualquer atividade física por pelo menos três vezes por semana. Isso ajuda a concentrar a presença de cálcio nos ossos, dessa forma, vale qualquer atividade, até mesmo uma caminhada por alguns minutos (de 10 a 20 minutos), de preferência ao ar livre, durante a manhã, até às 10h00, ou à tarde, depois das 16h00.

A partir dos 40 anos, a mulher deve aumentar ainda mais o consumo de cálcio, por isso, procure um médico para que ele avalie suas necessidades nutricionais para que ele indique o consumo de suplementos alimentares à base de cálcio em sua dieta.

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