Adoçantes e suas propriedades

O açúcar e o mel são os adoçantes naturais mais conhecidos.

Adoçantes e suas propriedades

 

Além deles há outros, naturais ou sintéticos, utilizados principalmente nos produtos destinados a consumidores submetido a dietas com restrição de calorias e aos diabéticos. Têm demonstrado, também, valor na redução da incidência das caries dentarias e na substituição do açúcar quando há falta no mercado. Até agora não surgiu nenhuma evidencia de toxicidade.

Entre os adoçantes naturais, os mais comuns são o estevisídeo, com poder adoçante 300 vezes maior que o da sacarose; sorbitol e manitol, com poder adoçante de 50% inferior ao da sacarose, são açucares invertidos que, no organismo, se transformam em frutose. Entre os artificiais, destacam-se o ciclamato, 25-30 vezes mais doce que a sacarose, usado frequentemente em associação com a sacarina para diminuir seu resíduo amargo.

A sacarina, 300 vezes mais doce que a sacarose, mas com sabor residual fortemente amargo,é o produto de melhor elação custo/adoçamento. Aspartame, 200 vezes mais doce que a sacarose, não tem resíduo amargo e é metabolizado como proteína, produzindo poucas calorias (4 kcal/g); acesulfame k, 150-200 vezes mais doce que a sacarose, tem sabor residual amargo levemente perceptível apenas em doses grandes e costuma ser usado com ciclamato ou aspartame.

Os adoçantes são classificados também pelo seu poder calórico como nutritivos e não nutritivos. São nutritivos mel e açúcar (sacarose), frutose e aspartame;não são nutritivos sacarina e ciclamato.

Alimentos diet e light

Nos refrigerantes, diet significa que foram produzidos sem açúcar (sacarose), o que reduz suas caloria a zero. Em outros alimentos, essa designação indica que o açúcar foi substituído por outro adoçante, mas não garante que não tenham calorias.

A palavra light, relacionada com alimentos, que dizer que os teores de gorduras, proteínas e açúcar foram reduzidos. Mas esse fato de pouco adiantará, se você os consumir em quantidade maiores que as habituais: o número de calorias ingeridas acabará sendo o mesmo.

 

 

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